Alterações Climáticas – que consequências?

on quarta-feira, 24 de março de 2010



Consequências…


para o clima
Figura 8 – Planeta Poluído O nível do mar irá subir de 9 a 88 cm; 5–20% mais precipitação; condições atmosféricas extremas mais frequentes, tais como precipitações tormentosas e ondas de calor, que levarão à ocorrência de cheias, deslizamentos de terras, secas e fogos florestais sem precedentes; alterações nas direcções do vento e das correntes oceânicas.

…para a Europa
A Europa deverá tornar-se de uma forma geral mais quente. A Europa do Norte, Leste e Central deverá ter mais precipitação e com maiores intensidades, transformando as inundações num verdadeiro problema. Ao mesmo tempo são esperadas secas mais frequentes na Europa do Sul devido a uma projectada diminuição na precipitação e a um aumento na evaporação.
…para as pessoas


As alterações climáticas poderão até ter um efeito positivo se não ocorrerem rapidamente, por exemplo, um clima mais ameno poderá proporcionar melhores colheitas no Norte da Europa mas estas alterações noutras áreas poderão causar secas e fome. Mas prevê-se que as desvantagens sejam muito mais elevadas do que as vantagens.



…para o turismo
O turismo é uma das indústrias que mais depende do clima e as alterações climáticas provocarão problemas como destinos caracterizados pela neve, deixarão de a ter e passará a chover.
…para a saúde humana
As alterações climáticas causarão mais golpes de calor e mortes entre idosos e doentes. As tempestades e a precipitação intensa levarão a maiores perdas de vidas humanas. Ao mesmo tempo, os Invernos mais amenos implicarão menos mortes por frio. Um clima mais quente é também favorável à propagação de doenças transmitidas por insectos e outros animais.

0 comentários:

Enviar um comentário