As alterações Climáticas em Portugal

on quarta-feira, 17 de março de 2010



Segundo dados do Instituto Meteorológico (IM), em Portugal, no período de 1980 a 2000, houve um acréscimo da temperatura da água do mar, mais evidente no Outono/Inverno. Este facto poderá ter promovido a alteração dos padrões de distribuição e abundância de algumas espécies ao longo da costa (como o “reaparecimento” do atum rabilho na costa algarvia).
A amplitude térmica diária tem vindo a decrescer em muitas estações climáticas, acompanhada por um aumento da frequência de secas severas e redução da duração da estação chuvosa, particularmente nas regiões do sul do país na década de 90, prevendo-se um aumento substancial do risco meteorológico de incêndio em todo o país.
Também as emissões nacionais de CO2 (dióxido de carbono) aumentaram nos anos 90.
Figura 7 – Alterações em Portugal As zonas nacionais onde as consequências de elevação do NMM serão maiores são as das lagunas de Aveiro e da Ria Formosa, separadas do oceano por cordões arenosos, que poderão ter tendência a desaparecer ou tornar-se muito estreitos, aproximando-se do continente.
Em Portugal poderão surgir condições para novas culturas, como o algodão. O impacte económico na agricultura nacional vai depender, contudo de muitos factores e as modificações exercidas pelos fenómenos climáticos vão variar de cultura para cultura.


0 comentários:

Enviar um comentário